O estudo da Ética, se situa no campo de valores morais do ser humano, ou seja, aquilo que corresponde ao que se estabelece como ideal, ao que deve ser dentro de um determinado ponto de vista. Podemos perceber a moral como o conjunto de regras de convívio com os outros seres humanos, regras que já existem. Contudo, a Ética procura estabelecer o bom modo de viver pelo pensamento humano. Posso até refletir nisso, que o estudo da Ética pode colocar até em xeque as regras ligadas à moral, visto estarem refletindo a respeito sobre os fundamentos de tais regras de convívio.
Um assunto que pode ser notado nesse estudo, é aquilo que diz respeito ao bom e ruim, ao que é certo e errado. Daí, poderíamos levar em consideração inclusive, aspectos históricos e sociais que norteiam tais conceitos. Podemos sintetizar por exemplo, uma reflexão que Nietzsche faz sobre o conceito de bom tendo como o sentido em sua origem de ser aquilo que é espiritualmente nobre, aristocrático, espiritualmente bem nascido, espiritualmente bem-privilegiado. Sintetizando ainda de forma geral, o conceito de ruim que em sua origem ser o que é plebeu, comum e baixo. Você pode perceber a dimensão social de tais conceitos?
O que se configura, portanto, em nossa responsabilidade enquanto parte de uma sociedade, integrantes no convívio de uns com os outros? Quais são os valores que temos e o que os justifica? Até que ponto isso pode se aplicar não somente a nós, mas àqueles que são próximos a nós? E até que ponto esses valores que cada um de nós temos, podem ser substituídos? O que nos levaria a tal venda ou negociação de nossa concepção própria sobre o certo e errado?