Refletindo um pouco sobre o aprendizado do ser humano, de como alguém adquire ou irá adquirir uma nova habilidade, vejo um papel importante de meios externos que podemos adotar nessa caminhada, o que adquirimos como foco para prosseguirmos ou não fazendo algo que nos propomos a fazer.
Os estudos de Bandura na Psicologia reforçam isso, explicando que o aprendizado das crianças (e por que não dos adultos também?) advém também dos exemplos que são fornecidos a elas, o que denominou de aprendizagem vicária. De alguma forma, modelamos o comportamento de pessoa que percebemos serem "bem sucedidas" naquilo que fazem, avaliando se será conveniente ou não adotarmos um comportamento semelhante a um personagem que vemos na televisão, por exemplo.
Se observarmos as crianças, podemos ver de certa forma a influência de referências que são importantes para elas, em especial na brincadeira de faz-de-conta. Essas referências que modelam o seu comportamento atual e talvez fique algum rastro disso no futuro. As crianças, segundo Piaget, possuem essa forma de funcionar mais prática, até certo momento claro. Os adultos, entretanto, podem ponderar sobre diversas questões, ter uma capacidade de raciocínio mais abstrata, mas mesmo assim há referências que podem funcionar de forma dramática em seu cotidiano como as que são transmitidas pela tv e internet. Você pode perceber, a moda de gírias ou roupas em determinados momentos, por causa do "zeitgest" que está presente de uma forma geral em nosso cotidiano e é transmitido pelos meios em massa..
Há, de alguma forma essa força poderosa em nossa mente de pessoas a quem acompanhamos de perto (se os seus olhos forem bons, eles terão luz... como dizia Jesus). Por isso, pode ser importante ao traçarmos nosso plano de aprendizado, procuramos pessoas que podem ser exemplo nessa área. No aprendizado musical, por exemplo, vejo diversos alunos estudando essas referências, suas formas de se expressarem e adotarem para si de alguma forma. alguém que já possui uma habilidade considerável.
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