O quanto a linguagem pode ser útil? São nos fornecidas vários elementos em como a linguagem pode ser útil a nós, reles mortais. Uma função é a função emocional, através da linguagem podemos expressar emoções, algo tão subjetivo e que podemos de uma certa forma, traduzir para algo mais objetivo, quem nunca falou uma palavra pequena porém considerada como grande quando se está em um engarrafamento e preso no trânsito ou em uma briga?
Outra função é o uso conativo da linguagem, que significa a capacidade de dar ordens e também de direcionar ou modificar o comportamento das pessoas. Há o uso referencial ou representativo: o mundo, como os nossos sentimentos, pode ser bem complicado e desorganizado, por isso precisamos dar a ele um caráter mais objetivo, descrevendo-o para um outro o que queremos passar a respeito do mundo externo, mas também do nosso mundo interno, ou seja, nossas percepções. Temos a função dialética, o uso da argumentação, persuasão e objeção.
A linguagem tem uma funcionalidade poética também, costumo definir que essa função linguística não apenas representa a natureza como também a eleva, nos transcede a níveis de consciência nunca alcançaveis (sim, a intenção foi soar de forma poética). E por fim, temos em uma das funções, a característica metalinguística, ou seja, a reflexão sobre o próprio código, pensar e refletir sobre a própria linguagem, o que é fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário