quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Psicolinguística: Os teóricos sobre a aquisição da linguagem

 Para entendermos como o ser humano adquire a linguagem, basicamente recorremos a pesquisadores dos quais irei falar sobre Skinner, Chomsky, Bruner e Vygotsky. Ambos tiveram um papel importante para explicar como o ser humano adquire a linguagem, a fim de influenciar os processos de aprendizagem.
 Skinner, defensor do Behaviorismo radical (em breve irei falar sobre isso), fazia experimentos de estímulos e respostas em animais e defendia que todo comportamento, inclusive o verbal, viria da associação de um estímulo a um indivíduo e que gerava uma resposta ou reação neste. Com isso, esse pesquisador e seus seguidores procuravam descobrir a probabilidade de ma resposta verbal ocorrer, tendo como origem um condicionamento anterior, desconsiderando os eventos mentais como idéias, significados e regras gramaticais.
 Isso possui certa fundamentação, pois as crianças imitam palavras ditas pelos pais espontaneamente, pode ser usada para treinar mudos a falarem, apressa a aquisição normal da linguagem e de certa forma, os pais recompensam conquistas linguísticas. Entretanto é uma idéia que não é um sucesso de todo, pois não fornece uma explicação para a aprendizagem de regras gramaticais, assunto que veremos a seguir.
 Chomsky fez uma resenha do livro de Skinner sobre a linguagem, criticando que não era bem por aí, que existiam aspectos inatos, subjetivos, que iam além do simples comportamento. Com isso determinou que no indivíduo havia uma criatividade, uma competência e um desempenho; inatos no ser humano.

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