terça-feira, 4 de maio de 2010

Sugestão de música - Carmem de Bizet

 Nos meios de informação, ouvimos determinadas sonoridades e não sabemos de onde vieram. O interessante é que isso fica em nossa mente... a melodia daquela música se repete constantemente.
 O que eu descobri é que essas sonoridades são um reflexo do que já existia na música tida como erudita, e essa relação está fortemente estabelecida há muito, muito tempo atrás.
 Descobri isso ao assistir uma ópera. Muitos vão torcer o nariz, mas eu recomendo abrir a visão para novas possibilidades e sejam tiradas conclusões próprias. Irei colocar o vídeo da introdução dessa magnífica ópera e depois um pouco sobre o seu autor:


Quanta energia não?
 Georges Bizet foi um compositor francês da época do Romantismo, nasceu em 1838 e faleceu em 1875, sua obras mais conhecida atualmente é a ópera Carmen. O incrível é que essa ópera só fez sucesso após a sua morte, Bizet, em todo o seu tempo de vida, teve pouco reconhecimento com esse trabalho e foi criticado pois sua ópera deve ter sido considerada na época como música ruim. Infelizmente não previu ou não participou dos frutos de sucesso dessa ópera, vindo a falecer aos 36 anos de ataque cardíaco.
 Outra música que já deve ser bastante conhecida:



 Taí o convite então para conhecer esse trabalho cheio de energia e empolgante desse compositor genial e incompreendido em sua época

Um comentário:

  1. Não gosto de Carmem,talvez só da parte onde ela morre, mas tirando isso não me agrada...
    só por comentar, meus preferidos,
    Escute In The Hall of Montain King,
    Peter and The Wolf, tudo que der de Tchaikovsky e Chopin, e....
    invista uma hora e pouquinho da sua vida nisso...
    http://www.youtube.com/watch?v=QEllLECo4OM&playnext_from=TL&videos=-mpn-hrfm58

    ResponderExcluir