terça-feira, 19 de julho de 2011

Relacionamentos pais e filhos: ameaças e castigos

 Refletindo sobre os relacionamentos pais e filhos, em que muitas vezes os pais fazem uso de uma suposta força para disciplinar seus filhos. Reflito nessa suposta força muitas vezes como aquelas ameaças: "não faça x senão vou te bater". E penso de fato se este discurso que possui uma futura manifestação de poder tem alguma utilidade para uma criança. Será que não é uma forma desses pais se utilizarem de certas demonstrações de superioridade diante de uma situação que pode fugir ao seu controle?
 Penso se não haveriam outras formas de se relacionar com uma criança além das ameaças de punição física, pensando nesta relação em que o pai/mãe se encontra numa situação de apoio para o desenvolvimento de seu filho, visto ter um maior conhecimento do mundo do que a criança, que se encontra como uma exploradora da realidade que a cerca. Como colocar os pais em uma posição de maior recursos para servirem melhor como apoio para seus filhos? Ou será que essa estratégia ameaça --> castigo é a mais viável?  O que seria mais viável para o desenvolvimento desta criança?

Um comentário:

  1. Compartilho desse seu pensamento..!!
    Não consigo aceitar a necessidade de se valer de uma posição de poder, de se impor aos filhos dessa maneira como se fossem melhores e cheios de direitos simplesmente por serem "pais".
    Acredito que o relacionamento entre pais e filhos pode se basear em outros pressupostos!!

    ResponderExcluir