sábado, 8 de maio de 2010

Psicologia e música: Erotomania


Erotomania consiste na convicção delirante de uma pessoa que acredita que outra pessoa, geralmente de uma classe social mais elevada, está secretamente apaixonado por ela. A erotomania, também conhecida como síndrome de Clérambault, ganhou esse nome após um estudo publicado pelo psiquiatra francês Gaëtan Gatian de Clérambault (1872–1934) sobre o assunto (Les Psychoses Passionelles, 1921).
 

Síndrome Contemporânea

O indivíduo que sofre dessa síndrome pode também acreditar que ele e a outra pessoa, supostamente apaixonada, se comunicam secretamente através de métodos sutis como gestos de postura, arrumação de determinados objetos da casa, etc., ou - se a outra for uma pessoa de imagem pública - através de indícios ou pistas na mídia. A outra pessoa geralmente tem pouco ou nenhum contato com o indivíduo que sofre da síndrome, que frequentemente acredita que o outro (objeto do delírio) iniciou a relação fictícia. A erotomania está no contexto de esquizofrenia.

Ocasionalmente, o objeto do delírio não existe; no entanto, o mais comum são casos de indivíduos que sofrem desse delírio tendo como objeto pessoas expostas na mídia, como cantores, atores e políticos.


(http://pt.wikipedia.org/wiki/Erotomania)

  Depois dessa aula do titio Wiki ai vai uma música instrumental que gosto muito, Erotomania do Dream Theater:

Um comentário:

  1. Isso me lembrou outra coisa interessante. O Dream Theater tem uma outra música instrumental de nome "Stream of Counciousness" (Fluxo de consciência, ou fluxo de pensamento). E q é por acaso outro conceito relacionado às ciências "Psi", este que é por sua vez um conceito, se não me engano, criado por William James (um dos primeiros psicólogos americanos da linha funcionalista).

    Enfim, só achei bem curioso comentar essa coincidência, duas musicas instrumentais da mesma banda terem um título relacionado à psicologia. =)

    ResponderExcluir