domingo, 17 de outubro de 2010

Psicolinguistica: O que é e como funciona

 Gente, daqui a algum tempo vou ter uma prova de psicolinguistica e acho que nada mais conveniente colocar um resumo do material que estudei e assim, poder enriquecer a minha vida e a de vocês.
 A Psicolinguistica é um ramo da Psicologia Cognitiva que estuda os processos de codificação e decodificação da linguagem, ou seja, a troca de mensagens e siginificados que são trocados de um indivíduo para outro. Isso mostra, que é uma área diferente da Linguistica, que estuda somente os processos de estruturação da língua.
 A linguagem não tem somente a função de comunicação. Pois as abelhas possuem uma capacidade específica de comunicação através de seus movimentos a fim de mostrar às suas companheiras aonde há flores para alimentação, segundo pesquisas realizadas.
  Há estudos inclusives com macacos, em que se tentou ensina-los a linguagem humana. Estes entretanto, conseguiram aprender somente poucas palavras, pois não tinham uma laringe localizada numa posição certa para a linguagem. Outros experimentos ocorreram para ensina-los a linguagem de sinais, porém esta linguagem revelava que os macacos possuíam apenas capacidades de memória e não de elaboração de frases como o ser humano.
 Quais as características da linguagem então? A linguagem é um sistema de regras, porém um sistema aberto, isso significa que, há maneiras de dizer coisas antigas de novas formas e que para várias ou se não todas as palavras, lhe são conferidas vários sentidos. A linguagem é um sistema de dupla articulação, há uma coarticulação de fonemas segundo leis fonológicas e depois a articulação de leis sintáticas.
 Sobre essa segunda característica linguistica vou explicar dentro de minhas possibilidades o que vem a ser cada elemento: temos a fonologia, que é o estudo do conjunto de sons sem significado e das regras pelas quais combinamos tais sons para formar palavras e setenças. Um elemento interessante são os fones, que dentro das minhas explicações, são o conjunto de sons da fala que pronunciamos a boca para falar palavras e sentenças. Outro elemento dentro da fonologia são os fonemas, que se estabelecem a partir da diferença entre sons, um exemplo é a palavra "pata" para "bata", que possuem sons diferentes e importantes para a compreensão de tais palavras. As leis sintáticas são, as leis que articulam como as frases se relacionam entre si e como as palavras se organizam nessas frase para dar um significado.
 Agora, a linguagem possui uma característica de relação significante/significado (signo linguistico). O significante é o som da palavra e o significado vem a ser justamente a idéia que é passada, podendo ser em imagem ou abstrata. De fato, o som da palavra nada se parece de forma física com a aparência física do objeto. Isso concede a linguagem um cárater de arbitrariedade.
 A criatividade é outra característica importante, até porque servirá de base para um teórico chamado Chomsky, para explicar que a linguagem não é somente algo de aprendizado, mas que a pessoa já possui mecanismos para poder gerar essa linguagem. A criatividade se baseia simplemente em que, apesar de um sistema finito de regras, é possível formar um número infinito de sentenças.

4 comentários:

  1. Olá Jessé,
    Vim conhecer seu Blog e gostei muito. Logo de cara li este post, que fala sobre um assunto que me interessa muito.
    Não é da minha área (em termos), pois sou biblitecária. Mas quanto à expressão da linguagem e da criatividade, tem tudo a ver, no sentido de que, quanto mais as pessoas leem, mas elas adquirem criatividade para falarem sobre as mesmas coisas, mas de forma diferente e inédita.
    Obrigada por compartilhar seu etudo, pois tive a oportunidade de aprender com você!
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ótimo post.
    Obrigada, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jesse,
    Sou estudante de fonoaudiologia da UFF e respostas assim complementam os nossos estudos, continue sempre postando coisas interessantes. Gostei muito de sua resposta e inclusive pude responder algumas questões de psicolingística com ela.
    Obrigada!

    Layla

    ResponderExcluir
  4. Adorei Jesse! Bem resumido e claro!

    ResponderExcluir