sábado, 25 de dezembro de 2010

Eu pensei que todo mundo era filho de Papai Noel... Quem é ele?

Ih! Foi mal ZZ Top! Acabei confundindo com aquele coroa que traz presentes todo fim de ano
  Papai Noel é a figura que mais aparece nessa época. Quando se fala em Natal, a imagem que vêm a mente das pessoas é o do velho do saco bom velhinho. Até nos shoppings há um espaço reservado para o cara ficar lá de boa sentado (eu queria um espaço desses no meio do shopping). As crianças fazem fila para estar com ele (por que? Para ganhar presente??). Mas alguém faz idéia por que raios existe essa figura em época de Natal?
Noel Rocks! Acabou ficando com o presente que eu pedi esse ano né?!?
  Pesquisando no "Father Google" pela origem do coroa que traz falsas esperanças felicidade para as crianças, descobri uma história muito interassante. A história de Nicolau, um bispo cheio da grana que viveu por volta do século III D.C e que distribuía sacos de dinheiro para os menos afortunados. Claro que o Natal já existia, então não me venha com essa de que Papai Noel inventou o Natal.
  Ah, ele distribuía esses sacos nessa época de Natal, claro. Logo, o pobre do camponês se ferrava o ano todo até no Natal ganhar alguma merrequinha desse nosso amigo Bispo. O que seria se os líderes religiosos (sem incluir uma religião específica) fizessem isso também ao menos nessa época, ao invés de construírem prédios luxuosos?
  Voltando ao Nicolau, o coroa foi canonizado pois mesmo morto, o coroa ainda aprontava das suas. O coroa já era um santo antes de ser chamado de Papai Noel (Santa Claus para os gringos lá fora). Pelo menos, nunca vi uma igreja católica dedicado ao bom velhinho. Você leitor, que é católico pode de repente deixar a imagem do bom velhinho em sua casa, para fazer orações a ele. Quem sabe seu presente não chega mais cedo?
 O velho do saco bom velhinho veio a tomar a forma atual graças a dois marketeiros que do século XIX. O primeiro foi um cara chamado Clemente Clark Moore, que veio com uma história de que o coroa pulava chaminés, tendo o poder da manteiga a fim de entrar na casa das pessoas, além de andar de trenó com as renas. O outro marketeiro foi o cartunista Thomas Nast, que publicou em uma imagem do bom velhinho tal como conhecemos hoje: com roupa vermelha e branca.
 Aí, em 1931, veio a Coca-Cola popularizando a imagem do Noel para vender mais latinhas e garrafinhas do líquido maldito. Se o Papai Noel se vestia em vermelho e branco agora e a Coca-Cola tinha as mesmas cores, os dois se combinavam, a bebida era a cara do bom velhinho.
 No fim das contas, o bom velhinho se tornou a imagem de divulgação não só da Coca-Cola como de outras empresas. Afinal, os pobres têm que gastar dinheiro agora, ao invés de receber como na época do São Nicolau. A relação não é mais do clero para os camponeses, e sim dos pais para os filhos.
   O bom velhinho teve de passar então por uma evolução para chegar ao que é hoje: de bispo se tornou santo e de santo se tornou o Papai Noel
   Chego enfim às seguintes conclusões: Se Papai Noel evoluiu, o coroa é um pokémon. Se Papai Noel é o que é porque entregava dinheiro para os pobres, Silvio Santos também é Papai Noel ou um ajudante dele. Se Papai Noel pula pela chaminé das casas, o coroa foi o precursor do Pakour e também raramente aparece aqui no Brasil e ,se o Santa Claus se veste de vermelho e branco, ele torce para o Internacional.
Primeira suposição: A verdadeira cara do Noel.

Segunda suposição: na mínima o Homem do Baú deve ser ajudante do velho do saco bom velhinho


Terceira suposição: Papai Noel como praticante de Parkour
Quarta suposição: Papai Noel é torcedor do Inter

Nenhum comentário:

Postar um comentário