quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AUTOMATIZE e LIBERE

 Você já deve ter definido e possivelmente eliminado (ou estar trabalhando para) certos hábitos que podem tirar a falta de foco que te tiram daquilo que você definiu, hábitos como gastar tempos vendo televisão ou até mesmo jogando videogame (não que eu não goste, mas tem que ser bem dosado).
 Suas definições devem ter sido coisas que você quer ter, ser ou aprender/fazer. Para isso, se torna importante chegar até um nível em que o passo a passo para seu objetivo se torne automático.
 No caso de ter, não vejo muita automatização. Já em fazer, é necessário uma série de repetições até que aquilo se torne um hábito. Um exemplo é correr todas as manhãs, a princípio pode ser um pouco difícil, é uma certa mudança, mas com o tempo aquilo vai ficando cada vez mais fácil. Se há algum objetivo na área do ser, ai a coisa é um pouco mais ampla, já que se torna necessário adotar uma série de hábitos para isso. Cada passo vai ficando automatizado e portanto, mais fácil de se fazer.
 Um exemplo é tocar violão. Para aprender um instrumento são necessários vários passos: posição dos dedos, da mão, as notas a serem feitas... com o tempo de prática, aquilo vai "ficando na veia"  de forma que você poderá estar preparado para o próximo passo. Até conseguir chegar aonde quer.
 Isso soa meio"robotizado". Por isso que há a liberação, assim que uma habilidade já tiver sido aprendida, libere-se para o próximo passo ou para fazer aquilo de uma forma nova. Libere sua mente, é disso que vem a capacidade de fazer coisas antigas de uma nova forma para alcançar outros resultados. Adquirir novos conhecimentos práticos nos relacionamentos, em livros, observando o dia a dia... para assim  poder aplica-los.
 Liberação envolve também liberação de tempo. Envolver-se com outras coisas quando já alcançar um determinado nível de maestria em determinada habilidade. Mas acredito que já esteja envolvido no que eu disse anteriormente. De qualquer forma, ao adquirir um novo hábito, parta para o próximo passo.
 E assim, termina a minha versão do DEAL, produzido originalmente pelo Tim Ferris. Recomendo a leitura deste autor que segue um caminho bem diferenciado de muitos empreendedores. E você, o que acha de definir, eliminar, automatizar e liberar certas coisas neste ano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário