segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PNL - Programação Neurolinguística (sob minha perspectiva)

 Muitos não sabem o que é, outros já ouviram falar, aqui estarei falando um pouco sobre esse sistema que pode ser bem útil para o desenvolvimento pessoal.
  Basicamente, A PNL estuda a programação que ocorre em nossa subjetividade, a programação que ocorre em nossas mentes. Para isso, os criadores se utilizaram de diversos estudos (principalmente na área da psicologia) para desenvolver um sistema o mais integrado possível para abordar diversos elementos que podem explicar o ser humano em seus comportamentos e pensamentos, para assim, chegar a determinados resultados em sua forma de se expressar, consigo mesmo e com o mundo.
 O princípio mais básico, é o da modelagem. Modelagem, na PNL, implica em assemelhar os padrões de comportamento/pensamento de uma outra pessoa. Às vezes fazemos isso, consciente ou inconscientemente, tendemos a "copiar" comportamentos ou percepções de outros.
 O que acho mais interessante, principalmente agora que estou fazendo Psicologia, é a utilização das várias teorias desta área, em especial da linha cognitiva, comportamental e gestáltica, a fim de se alcançar resultados desejados. Esse é um outro princípio básico: o conjunto de ferramentas que a PNL propõe tem que ser útil para alcançar algum objetivo. De alguma forma, temos um objetivo, mas algo acontece que não o alcançamos. Às vezes nos comportamos de forma inesperada, pensamos em certas coisas que podem ser propícias para uma "sabotagem" desses planos. Para isso, a idéia é descobrir essa programação mental/comportamental que gera um resultado diferente do esperado.
 Em breve, irei falar sobre os fundamentos e pressuposições no qual esse estudo se baseia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário