domingo, 11 de abril de 2010

Quando a coisa fica feia... Vamos culpar alguém

Estilo  Muitas vezes, pensamos mais em fatos concretos, coisas que são certas, do que parar por um instante e refletir sobre muitas situações que acontecem no mundo em que vivemos. A impressão muitas vezes, é a colocação do próprio indivíduo como um objeto do ambiente, controlado e influenciado por situações ambientais.
 Faz parte de uma cultura especificarmos as coisas (o certo é o certo e o errado é o errado), mas até que ponto essas especificações, podem ferir o nosso próximo ou até mesmo e principalmente a nós mesmos? A tendência natural de muitos sistemas sociais, a meu ver no momento, é encaixar o indivíduo dentro de certos padrões (e talvez a partir daí, surja a idéia do  homem influenciado pelo ambiente)

 Tudo bem, já nascemos em um mundo aonde a política já não era essas maravilhas, com uma determinada situação econômica que ajudou a ser parte do que somos hoje, em um local que não escolhemos nascer... fomos colocados aqui e não escolhemos nenhum dos fatores sociais, simplesmente já existiam.

 Talvez seja muito confortável pensarmos em toda essas questões (ou até não pensarmos) e olharmos para alguém ser responsabilizado, é muito cômodo e seremos as vítimas inocentes da situação. Vítimas inocentes e irresponsáveis, que preferem colocar tudo nas costas de outrem ao invés de refletir e pensar: somos parte desse grande sistema e estamos ligados, de alguma forma, a toda uma situação que ocorre.
 Quando chove e alaga, por exemplo, a responsabilidade é do governo, que deixa muitos em áreas de risco, que não tem uma estrutura adequada de coleta de lixo e etc. Responsável por isso, e da mesma forma, a massa popular é responsável pelo governo que ela coloca e pelo sistema(s) que alimentam de formas diretas e indiretas.
 Refletir sobre algumas questões, informações já dadas e ter algum tipo de atitude, talvez nos faça mais humanos e não mais um produto social descartável.

2 comentários:

  1. Só tem um pequeno problema...
    Quanto ser crítico é uma escolha pessoal?
    Nem todo mundo se dá ao poder de questionar tudo.
    E nem sempre todo mundo quer questionar tudo.
    Acho que o que define humanidade é a existência de outros animais não humanos.
    Não consigo pensar em humanidade como uma forma como alguém deveria agir.

    ResponderExcluir
  2. Você já tem uma boa produção, Jessé. E escreve bem, como eu te disse.

    ResponderExcluir