quarta-feira, 7 de julho de 2010

Metáfora de vida: Que tal umas compras? (parte 3)


 Essa loja não está cheia de atendentes, caixas ou placas anunciando promoções. Tem apenas um vendedor, alguns itens e uma fila de clientes felizes se enfileirando para comprar, e esse vendedor está contente quando faz isso. Ele não está tentando desesperadamente convencer a todos para comprar seu conteúdo ou desesperadamente competir com todos usando as mesmas técnicas de vendas e bônus. Ele está simplesmente relaxando.
 Na verdade, esle não está vendendo as mesmas coisas que você. Os produtos dele parecem diferentes. há algo neles que os fazem ficar mais valiosos, mais completos do que qualquer coisa em sua loja. Então, você chega a esse vendedor e pergunta sobre seus produtos.
 "Esses aparelhos eletrônicos são o único do seu tipo no mundo. Muitas pessoas não gostam deles. Mas aqueles que gostam, com certeza amam eles. Na verdade, os produtos se vendem. Você está interessado? Legal! Mas vamos ter certeza que você vai amar. Preciso descobrir um pouco mais sobre você primeiro. Aqui (ele lhe entrega um papel com uma lista de nomes gravados), ponha seu nome na lista e escreva o que está disposto a oferecer, e se você é o tipo certo para os meus produtos e eu amaria te vender um deles."
 Esse cara não esta tentando vender a mesma coisa que todos estão ou aplicando técnicas de vendas, não está sendo nem um vendedor... mas sim um cliente. E, na verdade, não precisa de nenhum desses truques mirabolantes. Ter técnicas de vendas de certa forma não vai te dar todos os clientes de qualquer forma mas, o que estão interessados, estão muito dispostos a ter seu conteúdo, eles conhecem o valor, o quão raro é, e estão dispostos a lutar por ele.

 Utópico? Será que há alguma comparação com a vida? Tire suas conclusões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário