segunda-feira, 19 de julho de 2010

A raiz de todos os males: o dinheiro

 "O dinheiro muitas vezes põe a nu nossas trágicas falhas humanas, é como um holofote sobre o que não sabemos." (Robert Kyiosaki)

 Muitos dizem que o dinheiro é a "raiz de todos os males". Concordo até certo ponto, olhando de uma forma superficial para a situação. De forma mais profunda, essa "filosofia" pode gerar uma discordância na mente de uma pessoa: "Ora se o dinheiro é a raiz de todos os males... não vou ter dinheiro, vou trabalhar por trabalhar e estar bem!"
 Mas não é assim que a situação funciona...
 Esse post poderia ser bastante longo, mas é melhor ir por partes a respeito de algo que acontece. Talvez a razão de todos os males não seja o dinheiro em si, mas o significado que damos a isso. Pra quê você vai querer dinheiro? Por segurança, prazer, poder ou algum outro estado de espírito? Será que a raiz de todos os males não reside nas entranhas do coração humano?
 Logo, podemos ver outro problema também: uma incongruência ou discordância em relação a esse dito popular. Muitos trabalham para ter dinheiro, entretanto há o receio de se tornarem algo totalmente desconhecido até para si próprio. Confuso não? É uma forma de proteção, ter dinheiro mas logo gastá-lo como uma forma de se manter em uma certa "zona de conforto", afinal é melhor ser pobre do que ser rico concorda?
 Esse é um assunto demasiado complicado falar. Preciso de tempo para amadurecer muitas idéias a respeito de algo tão controverso na mente e atitudes do homem, mas espero ter sido claro na medida do possível. Os paradigmas ou crenças populares podem entrar em conflito com muitas atitudes. Logo, nós, pobres mortais, ficamos em uma montanha-russa de estados emocionais e talvez nem prestemos atenção a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário