segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pensamentos sobre o poder da música


 Fazer música é como contar uma história. O poder de uma história bem contada nos faz viajar em nossa imaginação e assim podermos criarmos as cores, detalhes, sons, sensações e o que mais tiver no conteúdo daquilo que é relatado. E esse conteúdo da nossa imaginação nos permite experimentar os mais variados temperos emocionais.
 A música cantada ou não possui esse poder em especial. Na minha visão, esse poder se manifesta não somente pelo conteúdo poético, mas pelos outros elementos sonoros reforçam essa manifestação artística. O ritmo, a harmonia e a melodia trazem um colorido especial para o conteúdo poético, transformando aquilo em um todo cheio de vida e expressividade própria.
 Ainda tenho que ler algo sobre, mas tenho quase certeza que esses elementos (ritmo, harmonia e melodia) estão presentes na história biológica do homem mesmo antes dele inventar as palavras em si. Acredito que esses elementos musicais alcancem áreas cerebrais mais primitivas do que a área responsável pelo entendimento da linguagem.
 A beleza da música está em nos fazer transceder os nossos limites de conhecimento da realidade e os nossos limites emocionais, trazendo inspiração e abrindo um canal de contato com aquele ser humano em essência, rompendo as couraças sociais e culturais que possuímos.

Um comentário:

  1. Tai o link do vídeo com violão (parece country) do 14 Bis que tentei te mostrar:

    http://www.youtube.com/watch?v=3i43PJ3O0iA

    Já que não tou com teu email e não consegui colocar no teu blog de guitarra achei que tinha mais a ver botar neste post. Boa sorte nos teus estudos musicais. E cuidado com os "violões", podem dar dor nas costas hauauahauhauhuhuuha!!!

    ResponderExcluir