sábado, 16 de abril de 2011

Coisas que se aprendem com um pescador


















 Um executivo americano tirou férias e foi para uma pequena vila de pescadores no litoral do México, por ordens médicas. Sem conseguir voltar a dormir por causa de uma ligação urgente do escritório, na primeira manhã ele saiu para dar uma volta no píer, para esfriar a cabeça. Um pequeno barco com um único pescador atracava, e dentro do barco havia vários atuns robustos. O americano cumprimentou o mexicano pela qualidade dos peixes.

 "Quanto tempo levou para pescá-los?", perguntou o americano.
 "Apenas um pouquinho", o mexicano respondeu em inglês surpreendentemente bom.
 "Por que você não ficou mais tempo para pescar ainda mais peixes?" o americano tornou a perguntar.
 "Eu tenho o bastante para sustentar minha família e dar um pouco para os meus amigos", disse o mexicano enquanto tirava os peixes do barco e os colocava em uma cesta.
 "Mas... o que você faz com o resto do seu tempo?"
 O mexicano olhou para frente e sorriu. "Eu acordo tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos, tiro uma sesta com minha esposa, Julia, e dou uma volta pela vila à noitinha, para beber vinho e tocar violão com meus amigos. Tenho uma vida completa e bastante cheia, señor."
 O americano deu uma gargalhada e se empertigou. "Senhor, eu tenho um MBA em Harvard e posso ajudá-lo. Você deveria passar mais tempo pescando e, com os lucros maiores, comprar um barco maior. Em pouco tempo, você poderia comprar vários barcos com o aumento em seus rendimentos. Finalmente, poderá ter uma frota de barcos de pesca."
 Ele prosseguiu: "Em vez de vender sua pesca para um intermediário, poderia vender diretamente para os consumidores, finalmente abrindo sua própria fábrica de enlatados. Você controlaria a produção, o processamento e a distribuição. Teria que sair deste pequeno vilarejo de pescadores, é claro, e mudar-se para a Cidade do México, depois para Los Angeles, e finalmente para Nova York, de onde poderia gerir seu império em expansão com a administração adequada".
 O pescador mexicano perguntou: "Mas, señor, quanto tempo isso vai levar?".
 Rapidamente, o americano respondeu: "Quinze a 20 anos, 25 no máximo."
 "Mas e aí señor?"
 O americano riu e respondeu: "Essa é a melhor parte. Quando for a hora certa, você poderá vender ações de sua empresa na bolsa de valores e se tornar muito rico. Você poderia ganhar milhões".
 "Milhões, señor? Mas e aí?"
 "Aí você poderia se aposentar, mudar-se para um pequeno vilarejo na praia, onde você poderá acordar tarde, pescar um pouco, brincar com seus filhos, tirar a sesta com sua esposa e passear na vila à noitinha para beber vinho e tocar violão com seus amigos..."

extraído do livro Trabalhe 4 horas por semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário