terça-feira, 12 de abril de 2011

Linguagem em Piaget

 A teoria de estruturação da linguagem em Piaget, se dá em uma base construtivista. O construtivismo de Piaget se baseia em uma construção biológica do indíviduo a partir de sua evolução no meio em que vive. Para isso foram estabelecidas as fases de desenvolvimento da criança, uma vez que Piaget propõe que a criança já possui uma inteligência desde o momento em que nasce.
 Essa inteligência, para Piaget, não se baseia em pensamentos lógicos ou linguísticos, mas através das ações motoras do bebê. Tais ações, que são consideradas como reflexos, aparecem como uma tentativa da criança em explorar o ambiente. A partir dessa assimilação de reflexos, o bebê vai adquirindo novas capacidades motoras e cognitivas de apreensão do mundo que o cerca.
Piaget em um momento estraga pulmão
  O conceito de egocentrismo é um aspecto importante para Piaget, pois a criança, inicialmente, possui uma incapacidade inconsciente de não perceber o ponto de vista de outro. Essa incapacidade, se faz presente na linguagem, visto que a criança expressa por meio de sua linguagem, as estruturas cognitivas que já se firmaram a partir de sua experiência individual. Agora, essa criança ainda não consegue estabelecer uma diferenciação dela para com outra pessoa. Então, a sua linguagem expressa as informações de seu próprio modo de ver e se relacionar com o mundo.
 Há uma característica observada nas crianças em grupos que é o monólogo coletivo. Esse monólogo se baseia em que cada criança expressa no meio das outras o seu próprio ponto de vista, não estabelecendo uma forma de se comunicar com o outro. Com o tempo, a criança vai adquirindo maior apreensão da realidade do outro, de acordo com a sua maturação biológica.

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