quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O ciclo do herói






 O monomito, conceitualizado por Joseph Campbell, é a trajetória observada nos hérois de nossas histórias e mitologias. Podemos observar que, de uma forma mais simples, pode ser chamada de a "jornada do herói". Um exemplo a se notar, é em Star Wars, onde George Lucas faz uso dos elementos básicos do monomito.

 E que elementos seriam esses? São três: separação, iniciação e retorno

 Somos heróis da nossa própria existência. Não seríamos nós os próprios mitos encarnados? Campbell afirma que as próprias histórias e mitos têm como finalidade auxiliar o ser humano na busca dos problemas simples e complexos relacionados a sua vida, como o sentido da vida. O herói emerge como o ideal a ser alcançado, aquele que  chega mais próximo dos deuses e que representa a providência em meio ao caos existencial.

 Diante de um conflito no qual os recursos são escassos, esse herói terá de se separar e iniciar uma jornada em si mesmo e em mestres para alcançar acesso a maiores recursos. Uma vez dotado de tal capacidade, se torna necessário o retorno, torna-se necessário fornecer providência à sua comunidade na luta contra seus conflitos externos e/ou psicológicos. Esse herói se submete a morte para que possa retornar em uma forma glorificada, de forma que possa irradiar e espalhar os valores fundamentais a espécie humana.

Para maiores informações, recomendo o livro "O herói de mil faces" do Joseph Campbell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário