quinta-feira, 7 de abril de 2011

07/04/11 - Um colégio, um jovem, crianças, várias mortes (luto)

 Quero refletir um pouco, a respeito da situação de hoje. Hoje, ver a notícia desse rapaz que atirou em crianças estudantes do ensino municipal me faz refletir inclusive, sobre o meu papel de profissional da psicologia nessa sociedade. Acredito que o psicólogo, de alguma forma tem esse contato com o lado sombrio da natureza humana, um lado que está sufocado por n motivos, mas que pode trazer um conteúdo emocional intenso.
 Se é um monstro, se não é, prefiro me abster de tais julgamentos. Contudo, que sociedade é a que vivemos atualmente? Será isso uma erupção sintomática de algo que ocorre e que muitas vezes, fica oculto em uma nuvem de moralismos, formalidades e omissões?
  Me refiro isso em todos os aspectos que possamos imaginar, não aceitem por completo as informações passadas por televisão, pela internet (incluindo o meu blog). Antes, pensem um pouco "por fora" dessa situação para avaliarem, questionarem o que lhes é transmitido. Com certeza, há várias perguntas nessa história, sobre a situação em si e questões além da situação. Acho que é hora de refletirmos e nos sensibilizarmos quanto ao drama vivido, o que haveria mais de ser feito?

Um comentário:

  1. Bom Dia Jessé!

    Adorei o seu comentário. Pôr a culpa em alguém ou alguma coisa, nesse caso, é muito complicado.
    Foi uma tragédia, uma barbarie.. E o que eu vejo no autor, é uma pessoa completamente, perturbada, desesperada.. Com complexos em todas as áreas, fraternal, social, sexual, etc.. Nada justifica o que ele fez e quantas vidas ele tirou.. Mas se ele tivesse tido uma ajuda de um psicologo e um psiquiatra, o desfecho poderia ter sido diferente.

    ResponderExcluir