sábado, 27 de agosto de 2011

Dia do Psicólogo

 Neste dia quero parabenizar a todos aqueles que já são ou estão em formação, como eu, um feliz dia do psicólogo. O ser humano é um elemento que de longe é complexo de se estudar. Mas é um desafio e um prazer poder compreender as diversas teorias que abrangem esse entendimento e, acima de tudo, a relação estabelecida com o próximo, nos dando a possibilidade de apreciar a humanidade em suas diferentes faces.

 É uma missão árdua? De fato. Porque nesse estudo se procura compreender o ser humano em suas diversas áreas, entre elas a social, o que nos dá uma responsabilidade mais ampla do que aquilo que é singular, a menor parte de uma estrutura. Ficamos, além do indíviduo ou um grupo. Ficamos também com uma implicação política do que faremos com esse indivíduo dentro da sociedade. Considerar a produção histórica desse ser humano em nossa história e o que lhe forma na atualidade se torna mais uma missão desse profissional.

 E além disso, a posição que este tem para fazer jus à sua formação: a responsabilidade de promover a saúde de todas as formas e em todos os grupos e classes, o posicionamento quanto ao ato médico, uma missão de consciência mais ampla da sociedade em relação a doença mental, o estabelecimento de um saber coletivo e de desconstrução dos paradigmas dominantes e enrijecedores.

 A todos um feliz dia e que possamos refletir o nosso papel em meio a sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário